Giussani, Na origem da pretensão cristã (BR)

Na origem da pretensão cristã (Br)

Luigi GiussaniCompanhia ilimitada - São Paulo 2012
Pages: 158
First edition: 1990

Clique aqui para ver a ficha da edição portuguesa (Tenacitas)

Neste segundo volume de seu PerCurso, padre Giussani mostra a passagem do senso religioso em geral ao acontecimento de Jesus Cristo, isto é, à experiência religiosa cristã. Depois de uma introdução na qual se recapitulam os aspectos relevantes da reflexão sobre o senso religioso, o autor nos ajuda a perceber como o homem em todos os tempos experimentou a exigência de se relacionar com o mistério último, por meio de experiências que fizeram surgir diferentes religiões. A impossibilidade de obter clareza e segurança fez com que o homem sentisse a premência ou a necessidade de uma ajuda oferecida pelo próprio mistério. Em outras palavras, a necessidade de uma revelação. Mas todas as afirmações nesse sentido, nas histórias espirituais dos diversos povos, foram como que “superadas” por um fato excepcional: em determinado momento histórico, um homem, Jesus de Nazaré, não apenas revelou o mistério de Deus, mas identificou-Se a si mesmo com o divino.
Neste livro, veremos como esse acontecimento se impôs à atenção dos homens, como criou uma convicção clara, de que modo comunicou o mistério de Sua pessoa e como confirmou Sua revelação com uma nova e perfeita concepção da vida humana.
“Quis exprimir neste livro”, afirma o autor, “a razão pela qual um homem pode crer em Cristo: a profunda correspondência humana e racional entre suas exigências e o surgimento do homem Jesus de Nazaré”.